Geradores de Energia

Posted Posted by Eletrotecnica in Comments 30 comentários

Prezados Alunos,

Nesse primeiro contato vamos discutir sobre o geradores de energia.
- Funcionamento.
- Tipos.
- Aplicações.
- Tedências de tecnologia.

Prof. Wesley Candido











































































.

30 comentários:

Niltinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

FUNCIONAMENTO DE UM GERADOR MECÂNICO:Tudo que transforma energia mecânica em energia elétrica é chamado de gerador,o funcionamento de um gerador acontece através de movimentos eletrostáticos ou por algum tipo de indução eletromagnética(EX:Disco de Faraday).Todo tipo de gerador mecânico que produz corrente alternante,também pode ser chamado de alternador,e os de corrente contínua chamados de dinamos.
Nos geradores mecânicos existem duas partes integrantes:O ESTATOR=conjunto de órgãos ligados rigidamente à carcaça.
ROTOR=sistema rígido que gira em torno de um eixo apoiado em mancais fixos na carcaça.
E na parte funcional temos:O INDUTOR=É o responsável por criar os campos magnéticos.E o
INDUZIDO=É o responsável por criar as correntes elétricas.Nos dinamos os rotores são induzidos e nos estatores,são indutores.A corrente induzida produz campo magnético que,segundo a Lei de Lenz, exerce forças contrárias à rotação do rotor,criando então energia.
LEANDRO BERNARD RAMOS(FUNCIONAMENTO)

Unknown disse...

Funcionamento de um gerador elétrico:na barragem existe uma tubulação que deixa vazar um pouco de água da represa sob controle, então quando a água entra nessa tubulação a sua energia potencial e transformada em energia cinética e faz girar uma turbina. O eixo dessa turbina está acoplada ao eixo de um gerador elétrico e assim é produzida a energia elétrica

Unknown disse...

GERADORES-EÓLICO,ELÉTRICO,À DIESEL,À GÁS E MECÂNICO.
EÓLICO-Utiliza a energia dos ventos.
ELÉTRICO-Utiliza a eletricidade.
DIESEL-Utiliza o diesel.
GÁS-Utiliza o gás.
MECÂNICO-Utiliza a energia mecânica.
*AMBOS CRIAM ENERGIA(ELÉTRICA,TÉRMICA,LUMINOSA E ETC).
LEANDRO BERNARD RAMOS(TIPOS DE GERADOR)

Unknown disse...

APLICAÇÃO-
Normalmente os geradores são encontrados em usinas elétricas (Hidroelétricas,termoelétricas,etc),também podemos encontrar em carros,também conhecido como alternador,no telhados de casas(Painel solar que também e um gerador que transforma energia solar em energia térmica ou elétrica),em empresas encontramos geradores de reserva(Utilizados quando acaba a energia elétrica).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Usina Hidroelétrica:
Gerador:
Funcionamento: a energia potencial da água é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, transformando essa energia em energia elétrica.

Usina Nuclear:
Gerador:
Funcionamento: o urânio é enriquecido através de um processo químico, quando há o resfriamento dele o calor é transferido para uma tubulação com água, a água aquecida vira vapor que movimenta as pás da turbina que movimentarão o gerador criando energia elétrica.

Energia Eólica
Gerador:
Funcionamento: a energia cinética dos ventos movimentam as pás das turbinas que faz com que o aerogerador converta energia cinética em energia elétrica.

Aplicações: podemos encontrar geradores em usinas (hidroelétrica, termoelétrica, nuclear), porém também podemos encontrar geradores em carros (alternador), casas (teto solar) e empresas (são acionados quando acaba a energia).


Tendências de tecnologia: a tendência é que se crie novas formas de gerar energia elétrica, uma delas é através das forças das ondas do mar.

Marcos Vinícius de Jesus

Unknown disse...

TENDENCIAS DE TECNOLOGIAS:
-Utilização de energia nuclear, reativação das já existentes e construção de novas unidades(Brasil);
-Converção de ondas sonoras em energia elétrica, inicialmente no Japão;
-Usina solar,criada com o intuito de diminuir gastos com redes de transmição e geração, torna-se uma opção viavel na produção de energia elétrica.

Unknown disse...

Usina Nuclear: O urânio é colocado em barras dentro do reator da usina. O calor gerado move um alternador que produz energia.

Usina eolica: Usada para mover aerogeradores elas têm a forma de um catavento esse movimento através de um gerador gera energia elétrica.

Aplicações: E usado basicamente em usinas, mas são usados também em casas, carros e empresas.

Tendências em tecnologia: A nova tendência é que se consiga produzir energia pelas ondas do mar

Unknown disse...

O gerador é um dispositivo utilizado para a tranformação da energia mecânica, química ou outra em qualquer outro tipo de energia.

tipos:eólica:energia dos ventos,elétrico-precisa da eletricidade,gás:precisa do gás,mecanico:precisa da energia mecanica.

aplicações:podemos encontrar em varios lugares ex:carro que é a alternada , em casas energia solar tranformada em termica, em empresas que são utilizadas para armazenar energia.

tendencias tecnológicas:a tendencia é que criem novas maneiras de gerar energia elétrica , uma ja existente é pela força das ondas do mar , mas não é muito utilizada por que não tem como controlar a força.

(ADILSON)

Unknown disse...

Geradores de Energia

Geradores é um dispositivo que transforma energia em outra diferente desta .É encontrada nas pilhas , baterias de casa,nas maquinas nas usinas , entre outras .
Tipos :Hidroelétrica , Nuclear e Usina Eólica .
Eólica :Um gerador q transforma energia cinética em energia elétrica através do vento .
Pode ser encontrada em usinas , casas , empresas e carros .
Hidroelétrica : Usa a força(potencia)da agua , transforma em energia cinética ,fazendo a turbina girar transformando em energia elétrica . É o tipo de energia q mais é usada .
Nuclear :Os atomos são quebrados, gerando calor , esse calor é usado para aquecer a aguá , está passa para a linha de transmissão e enfim ao consumidor .

Junior Alves 22/08/2010

Niltinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Niltinho disse...

A geração de eletricidade num gerador é a rotação de uma série de ímãs dentro de espirais metálicos, isso move os elétrons, gerando corrente elétrica. Nos geradores existe: eixo, excitador, rotor, estator.
Quando a turbina gira, o excitador envia corrente para o rotor. O rotor é grandes eletroimãs que rodam dentro de um espiral de fios de cobre de alta pressão, chamada estator. O campo magnético entre a espiral e os ímãs criam a corrente elétrica. Existe o Gerador Síncrono, Gerador de indução ou Gerador Assíncrono e o Gerador de Corrente contínua.
Aplicações: Existem geradores nas baterias de carros, pilhas que converte química em elétrica.
Novidades:
Energia nas vibrações que produzem energia a partir das vibrações do ambiente.
Energia de lixo, um aparelho móvel que converte lixo em eletricidade.

Unknown disse...

para gerar energia, você preciza de um gerador. Um gerador funciona a base de energia Eletromagnetica e fenomenos eletrostaticos.Elas são usadas em bastante lugares: Hidroeletricas, Motores...
Em quanto a fisica ira crescendo, algum dia alguem ira criar um meio de geração onde nao se polui o meio ambiente e é infinita.

Leonardo

Felipe Ghirardelli disse...

"Funcionamento"
Com o movimento das turbinas com água, vento ou vapor, ocorre a energia mecânica. Onde as turbinas estão ligadas aos geradores, que transformará a energia mecânica em energia elétrica.

Ghirardelli

Tiago disse...

Basicamente existem dois tipos de geradores os estacionados(fixos) e os portáteis que são fudamentais em caso de acidentes ou fenomenos naturais.
Um gerador converte energia mecânica, química em energia elétrica por processo de indução eletromagnética ou por fenomenos eletrostaticos.
Dentre as partes do gerador recebe destaque o ESTATOR (fixo na carcaça tem função de conduzir energia elétrica e no caso do gerador transformar a energia cinética do induzido); ROTOR (peça que gira em torno do seu próprio eixo criando movimentos de rotação);INDUTOR (produz um campo magnético);INDUZIDO que recebe a corrente induzida.
Funcionamento: A rotação do eixo gera energia mecânica que é convertida e gera tensão que é levada para os terminais dos enrolaenntos que ao serem conectados a cargas levam a circulação de corrente pela carga e pelos enrolamentos.
Tipos: geradores são encontrados em Usinas Hidroelétricas(a força potencial da agua faz girar uma turbina que converte essa energia em energia elétrica) e em Usinas Eólicas (tipo de um cata-vento que gira e produz energia elétrica) dentre outras.
Inovações: geradores de energia a partir dos movimentos da natureza; gerador que utiliza a água do mar e ainda a dessaliniza; processo de reciclagem de calor; geração de enrgia atraves do bagaço da cana;

Felipe Ghirardelli disse...

"Aplicações"
Os Geradores são usados em usinas hidreletricas, casas e empresas.

"Tendências Tecnologicas"
A tendência é evoluir cada vez mais e mais os modos de gerar energia. Hoje em dia estão tentano gerar energia elétrica atravez da força das ondas do mar.

-Ghirardelli-

Unknown disse...

O funcionamento dos geradores de energia se baseia ou em fenômenos eletrostáticos ou na indução eletromagnética. Nas industrias a energia elétrica provém quase que totalmente de geradores mecânicos cujo princípio é o fenômeno da indução eletromagnética, os geradores mecânicos de corrente alternante são também denominados alternadores; os geradores mecânicos de corrente contínua são também denominados dínamos.
Num gerador distinguem-se essencialmente duas partes: o estator, conjunto de órgãos ligados rigidamente à carcaça e o rotor, sistema rígido que gira em torno de um eixo apoiado em mancais fixos na carcaça. No funcionameno o indutor, que produz o campo magnético, e o induzido que gera a corrente induzida.
No dínamo o rotor é o induzido e o estator é o indutor; nos alternador dá-se geralmente o contrario.

A corrente induzida produz campo magnético e, exerce forças contrárias à rotação do rotor; por isso em dínamos e alternadores, o rotor precisa ser acionado mecanicamente. (marcos de souza)

Unknown disse...

alguns tipos de geradores: gerador sincrono
gerador de induçao ou assincrono
gerador de corrente continua (dinamo)
geradores eolicos
geradores fotovoltaicos
geradores de celula a combustivel

Unknown disse...

aplicaçoes:
motores eletricos transforma energia eletrica em energia mecanica.
geradores eolicos:atraves da força do vento que movimenta elices, que atraves de um gerador transforma essa força em eletricidade.

Unknown disse...

A tendencia com respeito a geradores é faser geradores mais potentes e mais facil de se manipular.
E tambem construir geradores que tenham capacidade de transformar um tipo de energia ou força em outra, com mais potencia.Principalmente geradores de energia ecologicamente corretos,que prejudique menos o meio ambiente.

Unknown disse...

ué cade o meu comentario? excluiram?
de novo
GERADOR É UM DISPOSITIVO QUE TRANSFORMA UM TIPO DE ENERGIA EM OUTRA.
TIPOS DE GERADORES QUE CONVERTEM ENERGIA MECÂNICA EM ELÉTRICA:
GERADOR SÍNCRONO
GERADOR DE INDUÇÃO
GERADOR DE CORRENTE CONTÍNUA

O FUNCIONAMENTO:
ALGUM TIPO DE PRESSÃO (AGUA , VAPOR , VENTO) GIRA A TURBINA ,GERANDO UMA ENERGIA MAGNÉTICA COM OS IMÃS AO SEU REDOR, E ESSA ENERGIA SAI EM FORMA DE ENERGIA ELÉTRICA.

A FORMA MAIS USADA HOJE NAS FABRICAS É O DE CORRENTE CONTÍNUA POIS ELE PERMITE TER VARIAÇÕES DE VELOCIDADE NOS MOTORES ESTEIRAS ETC...

Guilherme disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme disse...

O gerador utilizado para a transformação de uma energia para outra, o gerador utilizado nas usinas hidrelétrica utiliza a força da presão da agua para movimentar o eixo entres os ímãs. no meio do eixo existe um condutor que se torna energizado quando se movimenta na zona de força dos ímãs que estão a se atrair mas, não se movem porque estão presos.

tipos: hidroelétrica que utiliza a força da agua para movimentar o eixo, eólica que utiliza o vento,
aplicações: utiliza-se para gerar energia em grande ou pequena escala, energia solar por exemplo algumas pessoas em casa instalam para utilizar como forma alternativa.

tendencias tecnológicas: é criar outras formas ecológicas que consigam movimentar o gerador, uma delas e a com as ondas do mar, mas não é muito utilizada por que não se tem o controle das ondas do mar.

Unknown disse...

o gerador por sua vez funciona por energia sinética que faz funcionar o motor e uma força magnetica que faz criar uma energia elétrica induzida.Mas para acontecer esse processo é preciso de uma turbina onde será aplicado a força de pressão da ''agua ,vapor,vento,uraneo,''que faz girar essa turbina como se fosse uma engrenagem para o gerador funcionar.

Tiago disse...

O funcionamento resumido do gerador consiste em criar energia causando movimentos nas ondas eletromagnéticas entre dois imãs, o "rebuliço" dos elétrons causaram corrente elétrica que passara pelo material condutor.

obs: Complemento

TIAGO CARDADOR DE SANTANA

Unknown disse...

o gerador é um componente que transforma um tipo de energia em outro tipo de energia.
os tipos de geradores que transforma energia eletrica em energia mecanica são os geradores síncrono, geradores de indução e geradores de corrente contínua.
o funcionamento desse gerador é a seguinte,um tipo de pressão de vento ou agua ou vapor gira a turbina fazendo um energia magnética tendo ao seu redor imãs,essa energia vira energia elétrica.
hoje em dia nas fabricas o mais usado é o de corrente continua, porque permite haver variações de velocidades nos motores.

abraço galera.

"não sou dono do mundo,mas sou filho do dono"

fiquem com Deus

Thiago Silva de Oliveira.

Eletrotecnica disse...

o gerador e um dispositivo que tranforma um tipo de energia em outra forma de energia .
o gerado é formado por : dois imas separados que geram um campo magnetico ,por um fio condutor posicionado no meio dos imas e quando girado produs energia que é amarmazenada e transformada em e. eletrica

Unknown disse...

O Gerador Tem Um Metal Ou Imãs que Fazem Energia Eletromagnetica , e no meio deles tem um pedaço de Cobre ou qualquer outro tipo de metal bom condutor. Algo ou alguem movimentando o Imã ou o Cobre ira gerar energia.:D Leonardo

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=nEjBPLhQXiM&feature=related


AEW GALERA ...O CAMINHÃO QUE O PROFESSOR WESLEY DISSE...Ó O TAMANHO DO NIPE^^

Postar um comentário